quarta-feira, 14 de julho de 2010

CORRER NA ESTEIRA OU NA RUA ?


Nesta postagem serão apontados algumas vantagens e desvantagens de correr na esteira e na rua.
Não importa onde será feita a corrida, antes de iniciar um programa de treinamento aeróbio é essencial um teste de esforço para que o treino seja prescrito com total segurança.
Está enganado quem pensa que correr na esteira cansa menos do que na rua. Com o fato de não existir a questão do vento contra, há a possibilidade do aumento da temperatura corporal e com isso a elevação da frequência cardíaca e desidratação, o que é facilmente resolvido com um ventilador frontal e uma hidratação adequada.
As vantagens de correr na esteira são: é possível fazer treinos fartlek, intervalados, estímulos submáximos com maior controle de intensidade (freq. card.), velocidade e distancia. É possível também treinar com inclinação e treinos específicos para corridas de fundo.
Nas salas de ergometria das academias ainda tem o aspcto social, pois pode-se correr ao lado de outras pessoas em velocidades diferentes. A corrida na esteira diminui em até 20% o impacto em relação a corrida de rua. Também é essencial para quem está retornando de lesão e para melhorar a mecânica de corrida.
As desvantagens são: tem que pagar para correr, o alto custo do aparelho e manutenção ou a mensalidade de uma academia.
Já para quem gosta de correr na rua as vantagens são: é de graça, pode-se treinar em ladeira e em descidas, não é monótono a paisagem do lugar ajuda muito e é possível variar o tipo de treino.
Tire suas próprias conclusões. Mas lembre-se, a hidratação é fundamental para um bom treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário