sexta-feira, 23 de julho de 2010

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO

A maioria das pessoas já ouviu falar em periodização, mas do que realmente se trata?
Peridização nada mais é do que um planejamento geral do treino, por semana, por mês, por trimestres e até por ano.
Nesse planejamento são estabelecidas as metas a serem alcançadas, melhora da performance, bem estar e resultados desportivos.
Para que a meta seja alcançada são necessárias avaliações constantes para o controle.
A distribuição de carga é o segredo do sucesso em sua periodização, saber intercalar o volume e intensidade do treino, horários de descanso e calendário de competições ( em caso de atletas ), torna o treino eficiente e seguro, na maioria das vezes sem problemas de lesão.
Trazendo para o ambiente da academia, a periodização também se faz presente. Ao ingressar em uma academia, não pule etapas esclareça qual o seu principal objetivo e confie no programa que está sendo oferecido pelo profissional de educação física.
Ele irá prescrever o seu treino de adaptação que irá progredir de acordo com a sua continuidade no treino e o seu objetivo.
O corpo humano não é feito para trabalhos de cargas altas por um longo período, é por isso que vemos vários alunos se queixando de dores artuculares ou tendinite, esse público não segue uma periodização. Com uma periodização adequada há uma fase de recuperação, em que é realizado um treino difernte do que vem sendo realizado, um treino de cargas baixas, e com exercícios que não são comuns em seu programa normal. Essa é uma forma de treinar um ano inteiro sem se preocupar com lesões.
Pratique essa ideia!
Até a próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário